#038 – Diferenças entre as Artérias, Veias e Capilares

Os órgãos que compõem o sistema circulatório são o coração, as artérias, as arteríolas, os vasos capilares, as vênulas e as veias. O conjunto das artérias, veias e capilares pode ser também chamado de vasos sanguíneos. Cada um destes órgãos terá uma função na condução do sangue pelo organismo e sua estrutura e funções são […]

Os órgãos que compõem o sistema circulatório são o coração, as artérias, as arteríolas, os vasos capilares, as vênulas e as veias. O conjunto das artérias, veias e capilares pode ser também chamado de vasos sanguíneos. Cada um destes órgãos terá uma função na condução do sangue pelo organismo e sua estrutura e funções são bastante diferentes entre si, conforme descrito abaixo:

  1. Coração: é um órgão muscular oco que será responsável pelo bombeamento do sangue com grande pressão para que este chegue a todas as partes do corpo.
  2. Artérias: as artérias são responsáveis por conduzir o sangue para fora do coração, portanto quando o coração bombeia o sangue, ele bombeia este sangue diretamente nas artérias com grande pressão, para que as artérias possam conduzir o sangue na direção dos tecidos.
  3. Veias: as veias são responsáveis por conduzir o sangue de volta ao coração e removem as toxinas dos tecidos para elas sejam eliminadas. As veias têm início após os vasos capilares, pois os capilares representam a junção entre as artérias e as veias.
  4. Capilares: são o local de junção entre as artérias e as veias e é nos capilares que ocorrem as trocas de substâncias entre as células e o sangue. Os tecidos são envolvidos por uma vasta rede capilar onde os nutrientes serão absorvidos pelas células e as toxinas serão removidas das células.

acap1

Diferenças anatômicas entre as artérias, as veias e os capilares

As artérias e as veias são revestidas por camadas denominadas túnicas e a sua cavidade interna por onde o sangue circula é chamada de luz ou lúmen. A camada mais interna é chamada túnica íntima que é revestida pelo endotélio vascular, que tem contato com o sangue. A camada intermediária é chamada túnica média e é feita de musculo liso, e a camada mais externa é denominada túnica externa ou adventícia e é feita de tecido conjuntivo e fibras elásticas. Veja na tabela abaixo as características anatômicas e funcionais dos vasos sanguíneos:

acap2

acap5

 

acap3

Corte transversal demonstrando as diferenças entre as túnicas vasculares

 

acap4

Corte longitudinal demonstrando as diferenças entre as túnicas vasculares

Recomendados para você

2 Semana da Anatomia - Anatomia Fácil

2 Semana da Anatomia - Anatomia Fácil

17 novembro, 2016

Leia mais
#044 - Funções e Doenças das Pleuras

#044 - Funções e Doenças das Pleuras

14 junho, 2016

Leia mais
#043 - Músculos da Respiração

#043 - Músculos da Respiração

8 junho, 2016

Leia mais
#042 - Volumes e Capacidades Pulmonares

#042 - Volumes e Capacidades Pulmonares

2 junho, 2016

Leia mais
#041 - Linfa, Edemas e Drenagem Linfática

#041 - Linfa, Edemas e Drenagem Linfática

2 junho, 2016

Leia mais
#040 - Tumores Malignos e Benignos

#040 - Tumores Malignos e Benignos

2 junho, 2016

Leia mais