Confira os ebooks do professor Rogério Gozzi

Confira os ebooks do professor Rogério Gozzi

#044 - Funções e Doenças das Pleuras

#044 - Funções e Doenças das Pleuras

As pleuras pulmonares são as membranas de tecido conjuntivo que revestem e protegem os pulmões. Estudaremos a pleura visceral, a pleura parietal, a cavidade pleural e o líquido pleural, assim como as doenças mais comuns das pleuras: o derrame pleural e o pneumotórax.
#043 - Músculos da Respiração

#043 - Músculos da Respiração

A ventilação pulmonar corresponde aos movimentos respiratórios de inspiração e expiração do ar para dentro e para fora dos pulmões, respectivamente. Estes movimentos são totalmente dependentes de músculos posicionados no entorno da caixa torácica para movimentá-la, permitindo sua expansão (inspiração) e retração (expiração).
#042 - Volumes e Capacidades Pulmonares

#042 - Volumes e Capacidades Pulmonares

Para entender como os pulmões conseguem expandir e retrair durante a ventilação pulmonar e como ocorrem as patologias do sistema respiratório é importante que tenhamos em mente os conceitos e práticas sobre os volumes e capacidades pulmonares, ou seja, os limites inspiratórios e expiratórios.
#041 - Linfa, Edemas e Drenagem Linfática

#041 - Linfa, Edemas e Drenagem Linfática

Uma das perguntas mais frequentes dos alunos que começam a estudar o sistema linfático é: – De onde vem a linfa? Para que você entenda de fato qual é a procedência da linfa vamos estabelecer nesta aula todo o trajeto que a água percorre dentro do corpo.
#040 - Tumores Malignos e Benignos

#040 - Tumores Malignos e Benignos

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
#039 - Ossos do Crânio

#039 - Ossos do Crânio

O crânio é um bloco ósseo constituído por 28 ossos unidos entre si através de articulações fibrosas denominadas “suturas” (a maioria), sendo que o único osso móvel desta região é a mandíbula, que se articula com o osso temporal através da ATM (articulação têmporo-mandibular). Estes 28 ossos são divididos em 3 grupos: os ossos do Neurocrânio, os ossos do Esqueleto da Face e os ossos do Ouvido Médio. No Neurocrânio temos 8 ossos, no Esqueleto da Face temos 14 ossos e no Ouvido Médio temos 6 ossos. Para entender esta disposição é importante salientar que no crânio temos ossos ímpares (apenas um exemplar do osso localizado na linha mediana) e ossos pares (dois exemplares de determinado osso, um do lado direito e outro do lado esquerdo).
{{ebook.post_title}}

Todos os ebooks foram carregados.