Diferenças ANATÔMICAS entre o Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático

Os sistemas nervosos autônomos simpático (SNAS) e parassimpático (SNAP) desempenham papéis cruciais na regulação das funções viscerais do corpo. Embora ambos utilizem acetilcolina como neurotransmissor nos neurônios pré-ganglionares, suas diferenças farmacológicas tornam-se evidentes nos neurônios pós-ganglionares e nos órgãos efetores.

Compartilhe este post com seus amigos:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Uma imagem mostra uma ilustração do corpo humano, destacando o sistema nervoso central e periférico. Os nervos estão em amarelo, e o cérebro é mostrado em vermelho, evidenciando suas conexões através da medula espinhal.
Diferenças ANATÔMICAS entre o Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático - Imagem retirada da Internet

Já falamos aqui em outro blog sobre diferenças FARMACOLÓGICAS entre o Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático e hoje vamos falar sobre as diferenças ANATÔMICAS.

SNAP: Em contraste, os neurônios pré-ganglionares do SNAP têm suas origens no tronco encefálico (dentro do crânio) e nos segmentos medulares sacrais (S2, S3 e S4). Por isso, são classificados como Crânio-Sacrais, e não têm origens nos segmentos cervicais, torácicos e lombares.

Posição dos Neurônios Pós-Ganglionares:

  • Tanto no SNAS quanto no SNAP, os neurônios pós-ganglionares têm origem nos gânglios, onde há uma concentração de corpos celulares de neurônios no sistema nervoso periférico.
  • SNAS: Os gânglios do SNAS estão localizados próximos à coluna vertebral, conhecidos como gânglios paravertebrais.
  • SNAP: Os gânglios do SNAP estão localizados próximos ou dentro dos órgãos efetores, sendo chamados de gânglios terminais.

Tamanho das Fibras Pré e Pós-Ganglionares:

SNAS: Devido à proximidade dos gânglios com a coluna vertebral, os neurônios pré-ganglionares têm axônios curtos, enquanto os neurônios pós-ganglionares têm axônios longos, pois percorrem uma longa distância até os órgãos efetores.

Conclusão

Compreender as diferenças anatômicas entre o SNAS e o SNAP é crucial para a prática clínica e para o estudo detalhado da anatomia humana. A posição dos neurônios pré e pós-ganglionares, bem como o comprimento das fibras nervosas, desempenham um papel fundamental na função e na resposta desses sistemas. Essas distinções ajudam a guiar intervenções médicas e a compreender melhor a complexidade do corpo humano. Se você quer saber mais sobre esse e outros temas relacionados à anatomia, continue acompanhando nosso blog e explore nossos conteúdos educacionais no Anatomia Fácil.

O Canal Anatomia Fácil ajuda milhares de estudantes universitários e do ensino médio a se desenvolverem em anatomia e obterem sucesso dentro de suas graduações e profissões.

Meus Cursos

Já é Aluno? Acesse a área do aluno